sábado, 6 de junho de 2009

Ler e Escrever


Filmes que sempre vão me fazer lembrar da minha primeira professora, das lições de casa, dos cadernos e trabalhos escolares.



O filme "O Leitor" é tão belo quanto  "Central do Brasil" e aborda a aprendizagem, a leitura, a escrita, a descoberta. Os personagens de Kate Winslet (Hanna) e Ralph Fiennes (Michael) são tão comoventes quanto Fernanda Montenegro (Dora) e o garoto Vinícius de Oliveira (Josué).



No filme O Leitor" Michael percebe que Hanna guarda um segredo que acredita ser pior que seu passado nazista, um segredo que pode ser crucial para a decisão de um tribunal. Hanna era analfabeta e preferiu ser condenada a ter que confessar que não sabia ler e nem escrever. 



"O Leitor" e"Central de Brasil" são relíquias do meu acervo e recomendo para aqueles que se interessam por filmes que contemplam a poesia do ato de educar.

Para colorir a publicação, publico algumas reflexões do escritor mineiro Rubem Alves.
"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado".  RUBEM ALVES




Nenhum comentário: