sábado, 30 de janeiro de 2010

Céu de Brasília



O Céu de Brasília é inspirador e tema de uma belíssima canção de dois grandes compositores mineiros: Toninho Horta e Fernando Brant.


Conheci as músicas do compositor mineiro Toninho Horta no AquiÓ,  em Belo Horizonte.
Foi também no Bar AquiÓ que conheci Céu de Brasília. Achei a descrição perfeita!


Quando a ouvi pela primeira vez, fiquei imaginando  como seria o Céu de Brasília. Não sabia que iria conhecer e conviver de perto com esse cenário indescritível que nos faz dar asas à imaginação e querer voar como as gaivotas.


Renato Russo dizia que Brasília é como um autorama gigante. Djavan poetizou o traço do arquiteto.  "Gosto tanto dela assim".


Brasília, cidade abençoada, que acolheu minha família de braços abertos. 
Aqui a terra é generosa e acolhe a semente sem julgamento. 
Gente de todo lugar vem para Brasília, plantam diversos tipos de sementes e alguns chegam a amaldiçoar a  colheita.


"Esse imenso, desmedido amor
Vai além que seja o que for"



A música "Céu de Brasília" foi gravada por Toninho Horta, Milton Nascimento, Simone, Flávio Venturini e pelo bandolinista brasiliense Hamilton de Holanda.






Céu de Brasília
Toninho Horta/Fernando Brant


A cidade acalmou
Logo depois das dez
Nas janelas a fria luz
Da televisão divertindo as famílias
Saio pela noite andando nas ruas
Lá vou eu pelo ar
Asas de avião
Me esquecendo da solidão
Da cidade grande
Do mundo
Dos homens
Num vôo maluco
Que eu vou inventando
E vôo até ver nascer
O mato, o sol da manhã,
As folhas, os rios, o azul
Beleza bonita de ver
Nada existe como o azul
Sem manchas
Do céu do Planalto Central
E o horizonte imenso aberto
Sugerindo mil direções
E eu nem quero saber
Se foi bebedeira louca
ou lucidez.


7 comentários:

Unknown disse...

Oi Edmea! É um privilégio poder morar numa cidade grande mas sem perder contato com tanta beleza natural né, é lindo qdo ele descreve na música que começa a ver a natureza durante o nascer do sol. Obrigada por partilhar coisas tão lindas e tanta sabedoria! Beijos, Anne

edmeaoliveira disse...

Oi Anne,
Isso me encanta em Brasília!!
Essa mistura do moderno com ares de interior.
Bjks

Global Mission disse...

Edmea, a leitura do seu blog é sempre uma alegria! Beijo carinhoso, Silvia

edmeaoliveira disse...

Olá Silvia,
Obrigada!
Essas demonstrações de apoio são um incentivo.
Estou ouvindo nesse momento "Céu de Brasília" interpretada por Simone.
Lindo de ouvir...

João Rios disse...

"O céu de Brasília é o nosso mar". Frase proferida por Lúcio Costa, nosso maior urbanista. Precisa dizer mais?
Edméa, Parabéns!
João Rios

edmeaoliveira disse...

"O céu de Brasília é nosso mar" e
"Navegar é preciso"(F. Pessoa).
Eu adoro navegar nesse mar.
bjks

Lucas Tibúrcio disse...

Ahhh que saudades de minha terra natal!!! Patrimônio da Humanidade...
Valeu Edmea!
Bjs
Lucas Tibúrcio