domingo, 3 de março de 2013

O poder transcendente da solidão

                                          (No sossego do Central Park - NY em maio de 2010)


Sempre gostei de recolhimento e confesso que muitas vezes a sensação de desajuste me acompanhou por longos períodos. Assistindo a palestra da escritora Susan Cain me identifiquei com algumas citações.


Publico algumas frases que trazem o assunto em questão: ser introvertido.



A escritora francesa Anais Nin escreveu:

"Our culture made a virtue of living only as extroverts. We discourage the inner journey, the quest for a center. So we lost our center and have to find it again.


Plantar é um ato solitário, colher é um ato a ser compartilhado.



Em uma cultura onde ser sociável e extrovertido é valorizado como nunca, pode ser difícil, até vergonhoso, ser introvertido. Mas, como Susan Cain argumenta nesta apaixonante palestra, introvertidos trazem ao mundo habilidades e talentos extraordinários e devem ser encorajados e reconhecidos.
O link da palestra:
http://www.ted.com/talks/susan_cain_the_power_of_introverts.html?utm_source=newsletter_weekly_2012-04-10&utm_campaign=newsletter_weekly&utm_medium=email


E para descontrair um pouco, a música Timidez - Biquini Cavadão


Um comentário:

Sylvio Mário Bazote disse...

Acredito que cada um tem que se colocar na situação que lhe traz mais conforto para que possa desenvolver sua criatividade de forma espontânea.
Não gosto de locais com muito barulho e pessoas. Prefiro e produzo mais em ambientes tranquilos, portanto prefiro uma noite com jogos de tabuleiro e conversas com meia dúzia de amigos na minha casa ou na casa de um deles, do que um grande grupo num bar cheio de pessoas e música alta.
Às vezes procuro algo mais agitado e, mesmo quando gosto dessas atividades ou ambientes, essas ocasiões geralmente confirmam que me adapto melhor ao lento e silencioso do que o rápido e barulhento.
Do mesmo modo que um templo budista é tedioso para alguns, uma danceteria é estressante para outros. Cada um tem que saber do que é feito e seu tamanho, assim saberá o que quer e, se não souber o que deseja, saber o que não quer também é importante e melhora a qualidade de vida.
Postagem oportuna e o vídeo da palestra é muito bom.
Abraço Edmea.