sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Sorria, a vida é de graça




O poema é do escritor e consultor mineiro Geraldo Eustáquio de Souza.
Quem quiser conhecer suas poesias, textos e poemas, pode acessar www.paracrescer.com.br



Sorria, a vida é de graça
(Geraldo Eustáquio de Souza)

Então você vai querer passar a vida toda
trancado nesse corpo duro,
com essa cara amarrada
e esse ar de que está muito acima
do comum dos mortais,
tentando fazer os outros acreditarem
que está sempre muito ocupado,
que o seu trabalho é importantíssimo,
que não tem nenhum tempo a perder
com coisas banais como viver?

Até quando você vai fingir que não tem
necessidades humanas básicas
como carinho, sexo, amizade, prazer?
Até quando preencherá suas carências
buscando mais dinheiro, sucesso e poder,
como se essas coisas pudessem aliviar
seu indescritível medo de morrer?

É por causa desse medo
que você se esforça tanto
para ser admirado
pelos mesmos outros
que tanto despreza,
como se o aplauso deles
pudesse adiar para sempre a morte certa
e dar um sentido à vida mais sem sentido
que você tem levado
- ou melhor, que você tem sofrido -
em silêncio,
triste,
ressentido e amargurado,
cheio de dores no corpo e na alma,
cheio de desejos sufocados,
de conceitos equivocados,
de padrões de comportamento
completamente fora da realidade

Para que você faz isso com você?
Que crime você cometeu
para se punir tanto,
ao ponto de não se permitir brincar,
de não ser mais capaz de sorrir,
de ter vergonha de se enfeitar,
e sair por aí,
aprontando todas,
lindo, leve, livre e solto
como a Natureza o criou
Será que alguma coisa palpável
nessa vida tão passageira
pode justificar tanto sacrifício interior?

Sinto lhe dizer
que você tem lutado
por meras ilusões,
idéias vagas e irrealistas
de como alguém DEVERIA ser,
tentando desesperadamente se fazer igual
aos ultrapassados modelos que lhe deram,
abrindo mão, talvez sem perceber,
do único modelo que você deve seguir:
- VOCÊ MESMO


3 comentários:

Liliana disse...

Olá Edmea. Recebi seu email e vim correndo ver seu blog. Lindo o poema. Dei uma volta e gostei de tudo. Parabéns pelo blog e pelos belos textos. Eu também tenho um blog. Só que diferente do seu. Lá eu conto minhas trapalhadas, meus casos, meus descasos. Este poema de hoje seu, eu vou roubar para colocar la no meu blog. Citarei a fonte. Dê uma passada lá: HTTPS://pontuando.zip.net. Um grande abraço. Liliana

Unknown disse...

Oi, Querida.Estou por aqui pra dizer que passeei por tudo e gostei muito.
Beijão.
Tania

Unknown disse...

Sucesso! Precisa dizer mais alguma coisa depois dessa poesia meu deus?! Ela é completa, enxuta, perfeita lição de vida, sem pieguice. Parabéns, como sempre, adoooro suas postagens, inspiram o dia-a-dia! beijoooo