terça-feira, 23 de agosto de 2011

Até que a morte nos separe


Até que a vida ou a morte nos separe?


Uma palavra que sempre me provoca reflexão é VIDA.

Para viver basta estar vivo?
Com certeza, respondo que não basta. Ultimamente, livros de auto-ajuda dão ensinamentos, dicas e roteiros para simplicar a vida, mudar sua vida, etc.

Mas o que mais tem chamado minha atenção nos útimos tempos e que merece destaque é a quantidade de livros lançados com sugestões de coisas interessantes para se fazer ANTES de MORRER.

101 coisas para fazer antes de morrer
1001 discos para ouvir antes de morrer
1001 filmes para assistir antes de morrer
1001 livros para ler antes de morrer
1000 lugares para conhecer antes de morrer


As coletâneas feitas pelos autores são merecidas, mas não é este aspecto o que me provoca inquietação.

O que me desperta indignação é a urgência de se fazer inúmeras coisas antes de morrer, sem estar realmente VIVO, como disse o poeta Guimarães Rosa, vida, no rabo da palavra.

Optar pela vida é uma decisão que pode estar sendo adiada sem que se perceba.
Estar vivo e viver escolhendo a vida requer consciência.

Estamos muito ocupados fazendo coisas urgentes antes de morrer, sem estar escolhendo a vida. Tudo se tornou clichê.

Estamos na dualidade, cumprindo metas antes de morrer e na dúvida se existe vida após a morte.

Eu me pergunto:

Existe vida antes da morte? 

Li algumas partes da Bíblia e no livro Gênesis, conta-se a história de Esaú e Jacó, filhos de Isaac. Reflexões muito proveitosas sobre escolhas e viver, cada um a seu modo. Por medo da morte, Esaú decide viver como se já estivesse morto e tudo desse na mesma. ( Gênesis, XXV, 27 a 34).


Escolher a vida sem manual, bula ou receita. Eis o desafio.
Viver o momento, sem pressa ou a toda velocidade, inquieto ou em paz.
Cada um sabe do seu ritmo e do que dá conta.

Eu escolhi meu jeito, sem complicação.


Simples assim! Quero viver!
Que haja VIDA antes da morte e quem sabe me animo a escrever  alguns livros ou dicas:
  • 1001 coisas para fazer enquanto estiver VIVA
  • 1001 músicas para ouvir enquanto tiver audição
  • 1001 filmes para ver enquanto tiver visão
  • 1001 lugares para visitar enquanto tiver pique para caminhar, vontade de viajar e desejo de aventura.
Selecionei algumas músicas para celebrar a vida. Pode ser piegas. Tudo bem...

A primeira "Viva La Vida" Cold Play.  Mágica!
A segunda música "O que é, o que é" de Gonzaguinha.
a terceira, Testamento de Vinícius de Morais
Espero que gostem.

Eu escolho a vida, até que a morte nos separe.



3 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, linda sua reflexão!
A vida deveria ser amplamente vivida, não apenas intensamente vivida.
Para os que acreditam neste nosso pensamento (já me apropriei do seu texto!) experimente começar agora: "hoje é o início da minha nova vida"-de alguém que sabe viver a vida, com grandeza!
Beijos, Márcia Chequer

edmeaoliveira disse...

Márcia,

Viver é uma escolha que fazemos toda manhã ao acordar. Seja feliz sem culpa e sem medo! Bjks e saudades

edmeaoliveira disse...

Hoje me enviaram mais um "antes de morrer" para minha coleção:
100 links para clicar antes de morrer:
http://www.revistabula.com/posts/listas/100-links-para-clicar-antes-de-morrer