domingo, 28 de agosto de 2011

Cinema Paradiso

Cinema Paradiso é o filme que está na minha lista de "movieslist" prediletos. Tenho  paixão pelo cinema, valorizo relações de lealdade e cumplicidade como a de Alfredo e Salvatore, minhas origens estão na Itália e a trilha sonora é uma das mais belas que já ouvi.

Minha mãe teve na minha infância a função que o Alfredo teve na vida de Salvatore, estimulando os filhos a gostarem de cinema. Somos descendentes de italianos e o gosto e preferência cultural podem estar na memória genética.
Meus bisavós maternos, Aristides e Filomena Lanza, nasceram em Verona, região de Veneto, na cidade de Cerea e vieram pro Brasil trazendo os costumes, heranças e lembranças.

Minha avó materna chamava-se Edmea, nome que herdei e que também, poderia ser da personagem do filme E La Nave Vá, de Federico Fellini. Ele traz na "película" a personagem Edmea, cantora de ópera, cujas cinzas são jogadas no mar pelo jornalista Orlando, a bordo de um luxuosos navio a caminho de Nápoles.

Já escrevi alguns artigos sobre minha infância, passeios de bicicleta com meu pai, rodas de violão na cozinha de casa, coral da igreja de Sant'Ana na missa de domingo.

Hoje escrevo sobre a minha mãe e nosso batismo nas salas de cinema na infância.
Ìamos às matinês, costume e ritual de domingo, assim como assistir às missas na paróquia onde morávamos.

Ainda, sobre o filme Cinema Paradiso, gravei a cena mais verdadeira e que mais tocou. Alfredo, ao se despedir de Salvatore, fala ao seu afilhado que vai tentar a sorte na cidade grande:

- Não duvide, não sofra, não olhe para trás. Não deixe que a saudade te faça voltar e te impeça de seguir seus sonhos. 

Fiquei emocionada com a despedida deles e todas as vezes que assisto não tem jeito, as lágrimas rolam sem pedir licença.


Dedico este artigo a minha mãe, com muito carinho.

THE END!

Abaixo, duas versões do tema do filme Cinema Paradiso, a alma da gente gosta de ouvir.





3 comentários:

Anônimo disse...

Lindo mãe! Amo vc! Carol

edmeaoliveira disse...

Te amo demais tb. Bjks

edmeaoliveira disse...

Carol, vou falar pra vc o mesmo que o Alfredo falou pro Salvatore quando ele foi embora: não deixe que a saudade te faça voltar e te impeça de seguir seu sonho e ser feliz. Estamos sempre aqui, torcendo por você. Beijo