terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mineirice com poesia


Minas de Adélia Prado, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade...
Ler esses poetas é pegar o trem e atravessar as montanhas em busca de um horizonte. Horizonte perdido na poesia, na simplicidade, na mineirice. 

Selecionei algumas frases :


Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade. (Carlos Drummond de Andrade)

A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca. (Carlos Drummond de Andrade)

Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.
(Carlos Drummond de Andrade)

O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.
(Carlos Drummond de Andrade)

"O sonho encheu a noite.
Extravasou pro meu dia
Encheu minha vida...
E é dele que eu vou viver.
Porque sonho não morre"
(Adélia Prado)

"Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento" (Adélia Prado)

“Um trem-de-ferro é uma coisa mecânica, mas atravessa a noite, a madrugada, o dia, atravessou minha vida, virou só sentimento.”(Adélia Prado)


"Acho que o espírito da gente é cavalo que escolhe estrada: quando ruma para tristeza e morte, vai não vendo o que é bonito e bom". Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa)


Sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o lugar. Viver é muito perigoso...(Guimarães Rosa)

O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem...(Guimarães Rosa)

Ah, acho que não queria mesmo nada, de tanto que eu queria só tudo. Uma coisa, a coisa, esta coisa: eu somente queria era - ficar sendo! (Guimarães Rosa)

Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa. (Guimarães Rosa)

Felicidade se acha é em horinhas de descuido (Guimarães Rosa)


Selecionei algumas modas de viola de músicos mineiros que ouviamos muito lá em casa (publiquei em 2008 Lembranças de infância: (http://edmeaoliveira.blogspot.com/2008/10/lembranas-da-infncia.html) sobre as reuniões, serestas e violões na casa de meus pais.
Coloco também um vídeo da Adélia Prado e ela fala sobre o poder humanizador da poesia. 


Puro deleite!


Desenredo

Viola Enluarada





Vídeo - Adélia Prado:



...

2 comentários:

Anônimo disse...

Edmea, dei uma boa olhada no seu blog,esta muito legal . Depois eu vou te mandar um poema do Emilio Moura, que,alem de mineiro, nasceu no Arrail de Nossa Senhora das Dores da Serra da Saudade do Indaia Grande...Bolívar Lamounier

Sylvio Mário Bazote disse...

Nessa postagem tive uma "overdoce" de tanto deleite com mineirices diversas.
Adorei os poemas e vídeos, principalmente Desenredo!
Parabéns.